“Do Barroco ao Barraco”: Orquestra de Cordas da Grota se apresenta no Espaço Cultural BNDES

Concerto faz parte do programa “Quartas Instrumentais: especial orquestras”

A Orquestra de Cordas da Grota, de Niterói, vai apresentar o concerto “Do Barroco ao Barraco” no Espaço Cultural do BNDES, na próxima quarta-feira (22), às 19h. A apresentação faz parte do programa “Quartas Instrumentais: especial orquestras”, e foi selecionada através do edital BNDES para a temporada 2017/2018.

A proposta do concerto é o encontro entre o Barroco, que representa a riqueza e opulência, e o Barraco, que marca a pobreza, representado pela territorialidade da favela onde vivem os jovens da Orquestra de Cordas da Grota (OCG). O Barroco foi para muitos um passaporte para alçar novos voos e descobrir novos horizontes não só na música, mas em novas oportunidades sócio culturais.

No repertório, cuidadosamente escolhido, peças de Bach, Mendessohn e Mahle dialogam com a brasilidade de Cartola, Jacob do Bandolin e Sivuca e refletem essa trajetória. Sob a regência de Rafael Barros Castro, cerca de 20 músicos irão compor a orquestra.

No decorrer do concerto serão exibidos no telão imagens do livro de fotografia Querubins da Grota, do fotógrafo Fernando Braune, que retrata o universo de cada membro da orquestra formando um mosaico de personalidades, que quando juntos dá a dimensão da orquestra. O livro, lançado em 2016, tem seu lucro revertido para a orquestra.

Sobre a Orquestra de Cordas da Grota

Criada em 1995 por voluntários músicos e educadores, a OCG busca oferecer uma oportunidade de desenvolvimento humano e social através da formação musical à crianças e jovens da Grota do Surucucu, em Niterói. O talento e a dedicação dos jovens transformaram o projeto social em um trabalho musical de valor reconhecido nacional e internacionalmente.

Hoje com 250 alunos de flauta, violino, viola, violoncelo, flauta transversa e percussão, sob a direção de Marcio Selles e Lenora Mendes, os músicos da orquestra encantam plateias seletas, não apenas pela precisão com que executam peças de Bach, Haendel e Vivaldi, mas também pela irreverência com que combinam a música clássica com instrumentos modernos de percussão e cordas, em releituras de clássicos da MPB.

A Grota do Surucucu, em Niterói, é uma comunidade situada próxima a um bairro de classe média, as crianças e jovens sentem os efeitos da desigualdade social. O objetivo do projeto musical é gerar oportunidade para que possam ter acesso a cultura, oferecendo formação musical em nível técnico e encaminhamento para universidades.

Serviço

Concerto “Do Barroco ao Barraco” – Orquestra de Cordas da Grota

Data: 22 de março de 2017

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.