Orquestra de Cordas da Grota, Fractus Cameratas e grupo holandês Ricciotti Ensemble se apresentam em Niterói

Concerto em conjunto será realizado em São Francisco e promete a mistura do repertório clássico com música popular brasileira

Quem gosta de música clássica não pode perder o concerto que será realizado na próxima terça-feira (18). A Orquestra de Cordas da Grota e a Fractus Cameratas, de Niterói, farão uma apresentação em conjunto com a orquestra sinfônica holandesa Ricciotti Ensemble, misturando os ritmos brasileiros e holandeses. O evento acontece na praça Rádio Amador, na Marina de São Francisco, em Niterói, a partir das 18h30. 

O grupo holandês chegou na cidade no último domingo (09) e realizou um workshop para a comunidade no Espaço Cultural da Grota, sede da OCG em São Francisco. Juntos, realizaram ensaios ao longo da semana e planejam para o concerto de terça-feira tocar um repertório misto e variado.

O Ricciotti Ensemble tem sede em Amsterdã e pode ser descrito como uma “orquestra sinfônica de rua”, com a missão de “fazer música em todos os lugares e para todos”. Ricciotti faz apresentações em espaços públicos e instituições de serviços sociais (lares de idosos, hospitais, centros de detenção, etc.), com o objetivo de interagir e se comunicar com seu público. Por isso, a orquestra está estudando as tradições musicais do Brasil, a fim de conectar com todos independente da classe social, idade, gênero.

O conjunto conta com 42 membros, entre músicos avançados e estudantes matriculados no conservatório. Anualmente, o Ricciotti Ensemble viaja para o exterior realizando apresentações e já visitou lugares como Bósnia, Alemanha, Marrocos, Polônia, Rússia, Suriname, Suécia e Turquia. Este ano, vieram para o Brasil e estarão na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 16 e 22 de outubro.

A orquestra propõe a desconstrução de ideias tradicionais de música clássica e inova em quebrar a distância entre os músicos e a plateia, em promover a participação do público, e a inclusão social. Para o concerto, prometem a mistura do repertório clássico brasileiro e holandês com a música popular (MPB, funk, forró). 

Veja alguns videos da Ricciotti Ensemble:

1.  https://www.youtube.com/watch?v=al6MLS6U6UM

2.  https://www.youtube.com/watch?v=7vCt_mq8pvk

3.  https://www.youtube.com/watch?v=PT-VXANdgds

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.