Projeto com a Fundação Banco do Brasil capacita jovens da OCG

Projeto de Capacitação em Música oferece formação técnica em música para integrantes do Espaço Cultural da Grota

O projeto “15.490 – Capacitação em Música” é um convênio de cooperação financeira entre a Fundação Banco do Brasil e a Reciclarte – Espaço Cultural da Grota, com a interveniência do Banco do Brasil. O projeto compreende a conclusão de 10 integrantes do ECG na formação técnica de aperfeiçoamento em música.

O programa oferece aos jovens da Orquestra de Cordas da Grota aulas de teoria musical, prática de orquestra, percepção musical e aperfeiçoamento em instrumentos, como violino, viola, violoncelo e flauta doce. A grade curricular também inclui a qualificação nos cursos de Musicalização, Empreendedorismo, Prática de sala de aula com estágio e Empoderamento.

Para Giovana Pelliccione, uma das integrantes do programa, poder participar do projeto tem proporcionado ótimas experiências, em diversos âmbitos. Ela entrou no projeto depois de ter feito uma prova de Teoria Musical e de ter apresentado um nível de conhecimento satisfatório na prática do violino, instrumento que ela pratica.

“O projeto é incrível por dar a oportunidade para todos que frequentam o Espaço experienciar novas formas de estar no mundo e de criar novos caminhos que possam proporcionar condições básicas de uma vida com qualidade”, comentou Giovana.

O objetivo do projeto Capacitação em Música é promover a transformação social de jovens da comunidade da Grota do Surucucu e integrantes do Espaço Cultural, que tem sede na comunidade, oferecendo qualificação em música, de forma a aumentar as oportunidades de trabalho. As aquisições de equipamentos, instrutores e pagamento de bolsas possibilitam dar continuidade ao projeto de forma qualitativa e eficaz em toda a sua estrutura.

O projeto ainda conta com a parceria a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com as aulas de Teoria e percepção musical, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com acompanhamentos psicopedagógicos.

“Acredito que, pelo projeto ter como objetivo principal a formação de monitores em Música, a forma como é conduzido proporciona aos seus alunos um maior envolvimento na área, uma vez que temos contato com uma ampla grade de aulas e atividades. Além disso, é muito gratificante ter algum reconhecimento durante essa jornada. Fazer parte do projeto em Capacitação em Música, significa reconhecer que existem pessoas que acreditam no meu potencial como musicista e como uma pessoa que poderá passar conhecimento adiante”, afirma Giovana.

Desde 2004 o Espaço Cultural da Grota vem proporcionando aos jovens a formação técnica em música e possibilitando a atuação destes como instrutores musicais. O acesso ao ECG torna-os multiplicadores de talentos, abrindo um leque de oportunidades na vida dos integrantes, seja nos estudos com o incentivo à educação superior, geração de renda, crescimento pessoal ou profissional, criando um legado importante para os jovens da comunidade da Grota do Surucucu e arredores. Esse novo projeto veio para agregar ainda mais conhecimento e oportunidades aos membros da orquestra.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.