Projetos

Multiplicando Talentos

Projeto que visa multiplicar a experiência da Orquestra de Cordas da Grota em outras comunidades de Niterói e de municípios vizinhos, replicando a metodologia aplicada, ampliando referências culturais e proporcionando a inserção dos jovens no mercado de trabalho como professores e monitores de música.

 

Núcleos:

Niterói – Jurujuba, na E.E. Fernando Magalhães; Charitas, na E.E. Maria Pereira das Neves; Ititioca, na E.M. Vila Costa Monteiro; Badu, no CIEP Di Cavalcanti, na E.E Paulo Assis Ribeiro – CEPAR, e no grupo espírita Casa de Pedro; Vital Brazil, na E.E. Guilherme Briggs; São Domingos, no IEPIC.

Maricá – Centro, na E.M. Joana B. Rangel.

São Gonçalo – Coelho, no Núcleo Espírita Chico Xavier.

Itaboraí – Apolo II, na Igreja S. Francisco de Assis.

Nova Friburgo – Mury, no Núcleo Comunitário Luz da Serra.

 

Orquestras

Aperfeiçoamento de habilidades com instrumentos, teoria musical, prática de orquestra, e apresentações externas e na sede.

Orquestras do ECG: Orquestra de Cordas da Grota, Orquestra Jovem da Grota, Orquestra Experimental da Grota, Conjunto de Flautas; Orquestra do Badu; e Orquestra de Maricá.

 

Musicalização na pré-escola

Projeto que ensina noções musicais para crianças da pré-escola, com idade entre 1 e 6 anos, iniciado em 2015.

Núcleos: Creche Margareth Flores, em São Francisco, Niterói; Creche da Igreja Betânia, em São Francisco, Niterói; e Creche Luz da Serra, em Mury, Nova Friburgo.

 

Jovens Empreendedores

Formação de grupos musicais com jovens das Orquestras, a partir da iniciativa dos próprios integrantes.

Grupos: Negros e Vozes, Niterói Strings e Musical Beginning.

 

Formação em Música

Desenvolver habilidades e capacitar jovens e adolescentes, maiores de 16 anos, para que, além de músicos qualificados integrantes da Orquestra de Cordas da Grota, possam se tornar instrutores de música. Ao dar formação ao jovem, ele é encaminhado a se tornar MEI – Microempreendedor Individual, atendendo à legislação trabalhista, como Músico e Instrutor de Música.

A prática de sala de aula é realizada nos Núcleos de Multiplicação do projeto “Multiplicando Talentos”, em diversos bairros e municípios, exercitando a função de instrutor de música como um estágio sob supervisão. Este projeto tem duração de três anos, nos seguintes módulos:

Módulo I – Musicalização e Flauta doce – 180h

Módulo II – Aperfeiçoamento no instrumento (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa) – 180h

Módulo III – Prática de Orquestra – 180h

Módulo IV – Teoria Musical – 180h

Módulo V – Prática de sala de aula – 80h

Módulo VI – Didática e Psicologia aplicadas à prática docente – 60h

Módulo Percepção – curso de extensão pela Unirio

Oficinas de musicalização – Didática e Empreendedorismo

 

Mobilizando Talentos

Aulas de música e oficinas na sede, ministradas por voluntários e monitores. Os cursos são gratuitos para estudantes da rede pública de ensino.

tabela 1tabela 2