top of page
mobilizando talentos_4.jpg

Grota

O Projeto da Grota teve início na década de 80, quando Otávia Paes Selles, professora aposentada, teve a iniciativa de ajudar às crianças da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói. Proporcionando aulas de reforço escolar para aqueles que apresentavam dificuldades na escola.

Em 1995, Otávia pediu ao filho, Márcio Selles, que também desse aulas de música. Começaram, então, as classes de iniciação musical, com ensino de flauta doce e violino. Era o início da Orquestra da Grota. Em 1998, após o falecimento de Dona Otávia, Márcio e sua esposa, Lenora Mendes, assumiram a direção do trabalho.

Em 2004, com apoio da Brazil Foundation e do Instituto Cooperforte foram feitas melhorias nas instalações, e em 2007, a pequena casa que Otávia construiu ganhou características de prédio, tornando-se o Espaço Cultural da Grota (ECG). Desde então o projeto cresceu, acolheu milhares de alunos e muitos se tornaram universitários, professores e colaboradores do espaço.

A Orquestra da Grota é composta por músicos, em sua grande maioria formados pelo ECG, que já se apresentaram em diversas regiões do Brasil e do exterior. O projeto conta também com outros grupos artísticos de nível iniciante e intermediário.

Missão

Mobilizar talentos, desenvolver habilidades e ampliar o universo de referências culturais em crianças, adolescentes e jovens das comunidades, para gerar oportunidades que permitam realizações pessoais e o exercício pleno da cidadania.

Contribuir para o desenvolvimento para o desenvolvimento pessoal de quem se encontra em situação de vulnerabilidade, através da identificação e potencialização de talentos e vocações, construção de capacidades artísticas, ampliação da diversidade cultural, formação para prática cidadã, garantia dos direitos essenciais, profissionalização e inserção no mercado de trabalho.

Visão

O Espaço Cultural da Grota (ECG) pretende ser uma referência cultural reconhecida pela sociedade de Niterói.

Valores

No desenvolvimento de suas atividades, o ECG observa os princípios da legalidade, ética, impessoalidade, moralidade e da eficiência e não faz qualquer discriminação de cor de pele, gênero ou religião (Artigo 3º do Estatuto).

bottom of page